Para a proteção dos equipamentos eletrônicos de quedas de tensão, variação de frequência e queda de energia, existem três tipos de aparelhos: os filtros de linha, estabilizadores e no-breaks. Abaixo estão descritas as características de cada um para ajudar na escolha do equipamento ideal para a sua necessidade.
Filtro de linha é um protetor contra surtos na linha da rede elétrica, em geral, destinado à proteção de computadores e eletrônicos. São dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros. Os varistores são os componentes principais de proteção. Sua função é direcionar os surtos de tensão para o aterramento. Em caso extremo, os varistores são destruídos, mas protegem o equipamento. Nem todos os filtros de linha disponíveis no mercado tem realmente os componentes de filtragem, alguns funcionam somente como extensão, por isso na hora de comprar tem que ficar atento nas especificações na caixa. Abaixo segue algumas características desejáveis em um filtro de linha:
. Recomenda-se um filtro de linha com pelo menos três varistores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrs0PvAKePZ2OAAu1T4EFhZ23YLBdxAQeVCOpDpwKJ-ix_NNyda8k58VR3MdnLOi-IqyYq1SGbTws_ifw9TdAS7xh4lnQVs1U19ABESjavOrsXcvH4aqgfC4zNxUlS4WxIM_c1q0Bna4M/s1600/filtro+de+linha.bmp)
funcionar.
. Importante que tenham um tempo de resposta o mais próximo de zero, pois é o intervalo entre o pico tensão e a proteção ser ativada.
. Quanto maior for a corrente de pico, melhor, pois é a corrente máxima que os varistores suportam sem queimar.
. O nível de absorção de energia também deve ser levado em conta na hora da compra, pois é a quantidade de energia que o filtro consegue suportar antes de queimar seus varistores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiziAEG4ZGCKcdnHoYzVN3LRS2iw5MJIPax620SN09o3HwRbHh9TDUUsAajAG5B3dJKfL0m-yC1VCFynL-zb3AEb28iMK1bA-jVStiHZA3sEhB5ru1Rw2PW7t9i1PbNfVRFpGcYYIQ-ros/s1600/estabilizador.bmp)
Espera-se que os estabilizadores sejam capazes de nivelar a tensão elétrica, a voltagem da rede, e, assim, os picos de energia não afetarão diretamente os aparelhos. Porém o tempo de resposta destes aparelhos é em torno de 8,3 milissegundo, que é um valor muito alto e ainda possui um efeito de estabilização da tensão limitada a alguns patamares fixos tornando este dispositivo ineficaz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH2IDEJ0xYgmMgAMO5LfXS-k0M2baLcDCEZorkLHb4jrG8aSruJcylUUqaMiY8JrXKvEVFRaKI2UthkAtZlxgpA1nKPjqwCyPh7lov9v5sk3w-WnCsN6iO0KP6vmakZD37JC5IeXEde8E/s1600/no-break.bmp)
Existem dois tipos de no-breaks, online e off-line. O tipo off-line é mais indicado para residências, pois mantém o sinal elétrico estável e limpo e conseguem armazenar energia elétrica em suas baterias. A diferença do online para o off-line é que o off-line demora uma fração de segundo para ativar a bateria. O no-break online é mais utilizado para servidores, hospitais e outros equipamentos que precisam rodar 24 horas por dia. Esse tipo de aparelho está em constante troca de energia, pois alimenta os computadores com a carga da bateria, ao mesmo tempo em que se recarrega pela energia oriunda das tomadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário