segunda-feira, 16 de março de 2015

Memórias



A memória é essencial ao funcionamento de um computador, nela são armazenados dados e informações, temporária ou permanentemente. Abaixo você poderá saber mais um pouco sobre as memórias RAM, Cache e ROM do seu computador e entender a importância de cada uma.

A memória RAM é um chip semelhante a um microprocessador, composto por milhões de transistores e capacitores. O transistor controla a passagem da corrente elétrica, enquanto o capacitor a armazena por um curto período. Quando o capacitor contém um impulso elétrico, temos um bit 1 e quando ele está descarregado, temos um bit 0. A RAM é usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados, esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido com taxas de transferência muito altas, mas é uma memória volátil, isto é, perde os dados armazenados quando o micro é desligado

A sua principal característica é o fato de permitir o acesso direto a qualquer um dos endereços disponíveis, de onde veio o nome de memória de acesso aleatório “Random Access Memory”.

Existem dois tipos de memória RAM, veja abaixo as principais características de cada uma:


A memória Cache é uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serva para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenadas na memória RAM. Ela é necessária devido ao fato de a memória RAM não conseguir acompanhar o processador, e possui um tempo de latência (tempo que a memória demora em entregar um dado solicitado pelo processador) grande que reduz o desempenho do processador. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super-rápida.

O cachê de memória guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados.

Existem 3 tipos de Cache, conhecidos como L1 (primário) e L2 (secundário) e o L3, que atua como secundária também. Os três são embutidos no processador (antigamente somente o L1 era), já que a distancia física poderia interferir na transferência de dados. A cada novo processador, é desenvolvido um novo tipo de memória Cache para acompanhar a velocidade do processador.



A memória ROM ou memória somente de leitura é onde as informações básicas do computador ficam armazenadas e diferentemente da memória RAM, suas informações não são perdidas quando o computador é desligado. É um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Eis os principais tipos de memória ROM:

PROM: dados inseridos não podem ser apagados ou modificados.

EPROM: permite a regravação de dados quando os dados já gravados são apagados com o uso de radiação ultravioleta.

EEPROMs: esta também permite a regravação, mas eletricamente, sem ser necessária a remoção do dispositivo de seu lugar.

EAROM: assim como as EEPROMs pode ocorrer regravação, mas seus dados podem ser alterados aos poucos fazendo só a reescrita parcial de informações.

Flash: podem sofrer regravação, são mais rápidas e duráveis além de guardar um volume elevado de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário